Black Friday 2022: como impulsionar suas vendas online?
A tecnologia impacta a vida das pessoas em todos os aspectos, inclusive dos comércios que buscam cada vez mais alternativas para impulsionar as vendas online a fim de alcançar mais público.
Sempre com a chegada do evento anual de promoções, a Black Friday, as lojas precisam se reinventar para driblar os concorrentes e aumentar potencialmente suas vendas. E isso se torna um grande desafio.
Para que haja impacto positivo nas vendas da sua empresa, é importante entender que não basta apenas a presença na internet, a manutenção da loja virtual e a execução de uma estratégia de vendas adequada são essenciais para que o público engaje de forma a finalizar as compras.
Dicas básicas para alavancar vendas online
Primeiro, tem que se pensar que o comportamento do consumidor mudou. Antes de efetivar a compra, eles precisam visitar o site, buscar opiniões de outros clientes nas redes sociais e entrar em contato por aplicativos e pelo chat para que possam tomar uma decisão definitivamente.
Então, é pouco quando a empresa só pensa em oferecer diferentes canais de comunicação, ela precisa estreitar a relação para que o cliente não apenas efetive a compra, como também volte a comprar mais vezes e até indique para amigos.
Com isso, oferecer uma experiência otimizada é uma necessidade para a empresa que quer integrar todas essas possibilidades e ainda manter a qualidade do atendimento. Essa experiência é conhecida como omnichannel.
Processo de comunicação
O omnichannel inclui todo tipo de canal de comunicação e interação com o consumidor, dentre eles: site, e-mail marketing, redes sociais e aplicativos, catálogos, eventos, atendimento online e presencial.
Uma forma, por exemplo, de fazer isso é quando o cliente realiza uma compra pelo site e ele tem possibilidade de fazer a troca na loja física; ou ainda, se ele está em uma loja presencial, ele pode ter a disposição vídeos e painéis interativos que mostram mais informações de determinado produto.
Tendo isso em mente, outro ponto essencial é pensar nos dispositivos móveis, afinal hoje em dia é difícil encontrar uma pessoa que não tenha um celular em mãos para realizar a maioria dos procedimentos possíveis.
Antes nós tínhamos uma exclusividade de compras online realizadas somente pelo computador, mas com o avanço da tecnologia outros aparelhos como celulares e tablets foram recebendo funções além de mensagens e ligações.
Ou seja, ter um site responsivo, que atenda também a esse público, fazendo com que eles não tenham dificuldade em navegar nos diferentes ambientes virtuais sem perder a qualidade de visualização e operação, é uma forma de se adaptar a qualquer dimensão.
Redes sociais
Partindo para outro ponto que está muito ligado com esse uso de dispositivos móveis, não deixe de estar presente nas redes sociais. Elas são uma aposta para ações de marketing e funcionam como uma ótima estratégia para manter o interesse e atingir novos públicos.
As mídias digitais também são uma ferramenta para amenizar a taxa de abandono do carrinho, possibilitando ao usuário que ele faça login social no site ao conectar a uma conta de Facebook ou Google, por exemplo.
Lógico que alguns pontos, além da necessidade de cadastro, devem ser observados quanto aos motivos do abandono do carrinho, como o processo de checkout longo e complexo, informações confusas, custos como fretes e impostos mostrados apenas ao final e o ambiente virtual não preparado para dispositivos móveis.
Outra ideia bem interessante que ajuda a aumentar vendas online é estar presente em marketplaces, que consiste em colocar seus produtos em grandes sites que acabam servindo como vitrine. O único cuidado que tem que ter é com a integração com a sua plataforma.
E, por fim, é importante que seu site tenha um sistema de gestão de alto desempenho, comportando uma quantidade grande de tráfego e mantendo-se ativo para que seu negócio não perca nenhuma venda. Além, claro, de garantir a segurança dos seus dados e das informações pessoais dos clientes.
Como vender mais durante a Black Friday?
Agora que você sabe algumas dicas de como vender melhor de maneira online, vamos falar do período onde você pode aproveitar para vender ainda mais: a Black Friday.
Estratégia pré-campanha
Começar uma campanha antes da data efetiva do evento é uma ótima maneira de chamar a atenção do mercado, porque isso já vai aquecendo o público e potencializando as vendas.
Sendo uma data tão importante para o comércio, é de se esperar que várias empresas façam de tudo para conquistar consumidores e, quanto antes a sua divulgação for realizada com antecedência, mais tempo você terá para informar os potenciais clientes e poderá sair na frente da concorrência.
Análise do concorrente
É outra coisa fundamental para entender as estratégias e os preços que os concorrentes vão utilizar durante o período de promoções e, assim, definir os seus valores e posicionamentos para tentar fazer melhor que eles para conquistar o público.
Nesse ponto, uma boa estratégia é acompanhar as redes sociais da concorrência e até se inscrever na newsletter deles para ficar por dentro de qualquer novidade que eles possam lançar.
Conhecimento do público
Éimportante descobrir quais os interesses e necessidades dos seus consumidores, dessa forma é possível realizar ofertas altamente segmentadas de acordo com o perfil de cada comprador.
Dessa forma, outra estratégia que ajuda bastante nisso é sair do comum na hora de se comunicar com o público, buscando novas formas de entrar em contato com as pessoas.
Além da comunicação, preocupe-se também com a jornada que o consumidor vai ter ao longo de todo o processo da compra, para que ele se sinta seguro e confiante com a experiência por completo, não só com as ofertas e promoções. O resultado pode ser a fidelização de um cliente para o futuro.
Com a estratégia de marketing feita da forma certa, é possível atrair novos clientes e acelerar suas vendas, mas para isso é preciso se planejar com antecedência e ter um plano de marketing preparado exclusivo para a Black Friday. Além de ter a demanda preparada para não ocorrer uma falta de estoque.
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