9 Erros do marketing de influência que você deve evitar
Tem havido tantos erros no marketing de influenciadores ultimamente que as marcas nem percebem o que estão fazendo.
Até certo ponto, isso é compreensível, já que o marketing de influenciadores ainda é um campo relativamente novo quando se trata de marketing digital.
O problema é que porque as marcas usam a solução ou estratégia errada na área de marketing de influenciadores, seus resultados não são os que esperavam, e como resultado, há uma certa desconfiança desse comportamento.
Para ajudar os leitores a evitar esse tipo de engano, neste artigo reunimos os principais erros no marketing de influenciadores para que você possa identificá-los mais facilmente.
Além desse conteúdo, é importante que você faça Cursos Online da área de marketing com o objetivo de compreender melhor sobre o mundo do marketing.
Vamos lá?
1. Marketing de influenciadores X mídia tradicional
Já dissemos antes que influenciadores digitais não são o espaço publicitário que estamos acostumados a trabalhar na mídia tradicional ou mesmo online. A diferença é que você tende a estar negociando uma imagem com uma pessoa em vez de um posicionamento de anúncio específico ou um centímetro.
Há uma enorme diferença entre o marketing de influenciadores nas mídias sociais e outras mídias digitais e tradicionais. Estratégias, ferramentas e medidas de resultados são completamente diferentes.
É fundamental sempre lembrar que os influenciadores digitais não são espaços publicitários, portanto a abordagem precisa ser sempre diferente.
2. Não acreditar que há um potencial dentro do marketing de influenciadores
Dos muitos erros de marketing de influenciadores, não acreditar no marketing talvez seja o maior erro. Ignorar os benefícios do marketing de influenciadores e não acreditar no potencial só inviabiliza qualquer ação nesse espaço.
O marketing de influenciadores é uma das tendências fundamentais do marketing digital, pois se baseia no marketing de relacionamento, que é um dos principais pilares do marketing online atualmente.
3. Trabalhe com o Marketing de Influenciadores de forma isolada
Outro grande erro com o marketing de influenciadores é não alinhar o comportamento dessa dimensão de marketing com outros comportamentos que as marcas desenvolveram, como comportamentos de remarketing, email marketing e marketing de rede social.
Atualmente, o marketing digital está criando sinergias entre as ações. Portanto, se você não estiver preparado para integrar ações dentro dessa área com outras que você já faz parte poderá estar perdendo muito potencial.
Então, o mais importante, elabore uma estratégia de marketing de influenciadores com o objetivo de estabelecer diretrizes com o objetivo de orientar as suas ações e trabalhar com influenciadores com base nos objetivos da marca.
4. Inicie uma campanha de marketing de influenciadores sem um objetivo específico
Um erro no marketing de influenciadores que pode criar uma grande decepção entre as marcas será o envolvimento em ação em campo sem uma meta de conversão claramente definida para promover sua marca, produto ou serviço.
Por isso, é importante, antes de tudo, definir o que suas ações envolvendo influenciadores digitais estão tentando alcançar, o público-alvo que você deseja atingir e tudo o que você precisa para direcionar adequadamente suas ações.
Como, por exemplo, se o público é focado no campo da informática, você ofereça Cursos de Informática e não cursos de outras áreas
5. Subestimar o devido valor de todos os influenciadores digitais
Diversas marcas perceberam o grande poder do marketing de influenciadores, mas ainda não entendem que hoje em dia é uma profissão produzir conteúdo de qualidade que pode ter um impacto enorme e realmente influenciar as decisões das pessoas.
Isso ajuda a melhorar o ponto que os influenciadores devem ser profissionais que deverão ser valorizados e pagos de forma justa por seu trabalho. Eles ajudam diversas marcas a ganhar dinheiro. Portanto, eles devem ser pagos de forma justa.
Ninguém jamais será um influenciador digital de sucesso por acaso. Para chegar a esse ponto, será preciso trabalhar muito duro, e é por isso que esses profissionais precisam ser remunerados de forma justa.
6. Não saber muito sobre o perfil do influenciador empregado
Outro erro do marketing de influenciadores é contratar influenciadores sem saber exatamente seu perfil e desempenho. Para atuar nessa área, é preciso entender o perfil do influenciador e o público que ele influencia.
Por exemplo, você alcança influenciadores no espaço de saúde ou fitness promovendo uma cadeia de fast food, não faz sentido, você concorda?
É necessário entender os tipos de influenciadores digitais e os perfis de público que eles influenciam para alinhar essas características à sua estratégia de marketing digital.
7. Micro-influenciadores não são considerados
Muitos influenciadores tem muitos seguidores, o problema é que agir com eles é caro e pode atingir pessoas que podem não estar interessadas na sua marca.
Outra opção nesse caso é fazer parceria com micro-influenciadores mais focados em nichos e mais baratos em termos de preço, mais próximos do público que você tem o objetivo de atingir e alcançar.
Saber identificar o influenciador digital ideal é um grande segredo para o marketing de influenciadores.
8. Tentativas de controlar o conteúdo produzido
Um dos erros mais comuns no marketing de influenciadores são as marcas que tentam controlar o conteúdo que os influenciadores produzem. Quando usamos a publicidade tradicional, as marcas têm total controle sobre o conteúdo do anúncio.
O erro é passar essa atitude para o marketing de influenciadores, pois nesse campo o conteúdo tem que estar nas mãos de influenciadores digitais que entendem muito bem o que os seus seguidores gostam.
9. Não ter relacionamentos fortes com influenciadores
Relacionamentos com influenciadores e interações com conceitos de marca são fundamentais, então se você não sentir o engajamento do influenciador, o problema deverá ser o relacionamento.
Para que uma campanha de marketing de influenciadores funcione, é necessário aproximá-los da marca e fazê-los sentir-se parte da campanha. Para isso, a comunicação será algo fundamental, o envio de mimos e convites exclusivos ajudará.
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