Instagram ou TikTok: como escolher?

Instagram ou TikTok e ai, como escolher? Quando foi lançado em outubro de 2010, o Instagram foi baixado 25.000 vezes em um dia. O TikTok, por sua vez, deve esperar até 2018 , dois anos após seu lançamento, para encontrar sua marca no mundo ocidental. No mesmo ano, seu número de downloads superou o do Facebook, Instagram, Snapchat e YouTube.

Enquanto o primeiro revolucionou o consumo de conteúdo visual, e uma explosão de engajamento e seguidores o segundo introduziu uma nova forma de utilização do vídeo. O sucesso do TikTok é tanto que o Instagram está lançando a função Reels em 2020 para concorrer com ele.

Com seus vídeos curtos e engraçados, o TikTok se estabeleceu entre os profissionais de marketing de mídia social. Assim, está se firmando em um mercado até então dominado pelo Instagram.

Com usuários e experiência idêntica em vários pontos, muitas empresas hesitam em fazer sua escolha: devem se comunicar no TikTok ou no Instagram? E por que não os dois? Este artigo deve permitir que você veja com mais clareza!

Instagram, uma variedade de formatos oferecidos às marcas

Enquanto o TikTok é uma plataforma focada principalmente em vídeos de até 60 segundos, o Instagram oferece uma variedade de formatos adicionais.

Entre imagens e vídeos exclusivos, carrosséis, histórias de 15 segundos, lives, guias ou até IGTV , as marcas podem usar diversos tipos de conteúdo para se aproximar do seu público.

Além disso, com o Instagram Shopping, as empresas podem rentabilizar sua presença na plataforma e gerar vendas em seu site de e-commerce. O que o TikTok não oferece – no momento.

Instagram, canais que influenciam diretamente as vendas

Enquanto 17% das empresas gastam metade de seu orçamento em marketing de influenciadores, compra de seguidores reais, de verdadeiro engajamento e também alguns seguidores fakes para volume, sorteios de prêmios entre outras estratégias, o Instagram continua sendo a plataforma número 1 em que confiam.

Deve-se reconhecer que é a rede social que popularizou essa tendência. E esses não são os recursos que os influenciadores e marcas carecem para aproveitar suas campanhas. As empresas podem patrocinar postagens de embaixadores e incluir links de compra que levam diretamente a vendas.

Com o TikTok, as postagens patrocinadas são integradas organicamente ao feed do usuário. Além disso, não há possibilidade de enviar prospects diretamente para o site – por enquanto.

Instagram celular na mao
Instagram celular na mao

TikTok vs Instagram: um público-alvo diferente e nível de engajamento

O usuário médio do TikTok na França é uma mulher entre 13 e 24 anos. Representa 51,34% da audiência da plataforma na França. No Instagram, a maioria dos usuários franceses tem entre 25 e 34 anos .

No entanto, os usuários do TikTok passam 1 hora todos os dias assistindo a vídeos na plataforma. Com o Instagram, esse tempo é de apenas 28 minutos .

Enquanto a taxa de engajamento no Instagram está em constante declínio, os usuários do TikTok são altamente ativos. 90% deles visitam a rede social mais de uma vez por dia, 63% curtem os vídeos, 54% comentam e 50% compartilham suas descobertas em outras plataformas.

Deve-se dizer que a competição é menos difícil do que no Instagram. O alcance dos vídeos é, portanto, maior, o que inevitavelmente atrai mais engajamento!

TikTok ou Instagram: 3 dicas para escolher

A utilidade das duas redes sociais está bem estabelecida. No entanto, antes de decidir onde investir parte do seu orçamento de marketing , aqui estão algumas coisas a serem consideradas.

1. Tenha seu objetivo em mente

Como visto acima, o público do TikTok é diferente do Instagram. Se você está segmentando um público mais jovem da Geração Z, o primeiro é o canal ideal.

Em contraste, o Instagram é a rede social dos millennials e jovens adultos. Embora não sejam tão engajados quanto no TikTok, eles são muito leais: 75% dos usuários do Instagram realizam uma ação depois de ver uma postagem da marca.

Isso pode ser visitar o site da empresa, assinar postagens de blog ou até mesmo comprar diretamente na loja online .

Tiktok no celular
Tiktok no celular

2. Identifique os objetivos de marketing

90% dos usuários do Instagram seguem uma empresa. 83% descobrem novos produtos/serviços lá, 81% ficam sabendo de suas futuras compras e 80% tomam sua decisão de compra após uma visita à rede social.

No TikTok, a primeira busca dos usuários continua sendo o entretenimento. O aplicativo é popular por seus vídeos engraçados. Com hashtags de desafio , você pode gerar buzz em torno de um novo produto ou serviço. Quanto aos seus outros formatos publicitários, adaptam-se perfeitamente à fase de sensibilização do lead.

Resultado: se o seu objetivo é melhorar a notoriedade da sua marca, pode apostar nesta rede social.

Por outro lado, se você deseja aumentar suas vendas, o Instagram corresponderá mais às suas necessidades. De fato, as ofertas de publicidade da plataforma são eficazes na coleta de leads, na geração de vendas e no aumento do tráfego em seu site.

3. Pense na mensagem da marca

O Instagram é conhecido por seus visuais polidos, profissionais e multi-retocados. Muito ao contrário do TikTok, que depende do autêntico!

Esta plataforma continua a ser o local ideal para apresentar a sua marca sob uma nova luz. Ele permite que você humanize sua empresa e se envolva em um relacionamento pessoal com seu público.

Com os consumidores cada vez mais resistentes às mensagens publicitárias, o TikTok ajuda você a transmitir seu conteúdo de marketing de uma maneira mais sutil.

Conclusão

TikTok e Instagram são semelhantes em muitos aspectos, especialmente com a adição de Reels ao último. Para escolher, pesquise bem seu público-alvo e mantenha-se consistente com seus objetivos.

No entanto, nada obriga a contentar-se com uma ou outra plataforma! Você pode transmitir sua estratégia de marketing no TikTok e no Instagram. Seu conteúdo de vídeo pode muito bem ser reutilizado em cada rede social. Você também terá a possibilidade de dobrar sua imagem e aumentar a viralidade em torno de um produto ou serviço.

A chave é ser capaz de produzir conteúdo suficiente para ambas as plataformas e ter tempo para gerenciar sua comunidade!

Amanda Kall

Jornalista fascinada pela internet

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