Vale a pena vender abaixo da fipe?

Vale a pena vender abaixo da fipe

Vale a pena vender abaixo da Fipe? Quando vender um veículo, devo me atentar e sempre seguir a Fipe ou posso mudar o valor para baixo? E quando desejamos vender acima da Fipe, o que devemos fazer? O quanto posso baixar na hora da venda de um carro ou moto pelo valor da tabela Fipe carros?

A tabela Fipe é um índice de valores de carros e motos, entre outros veículos, muito útil em nossa sociedade. Quando queremos vender qualquer tipo de veículo, é possível se basear no valor que a tabela informa do carro ou moto. Porém, muitas dúvidas surgem quando desejamos fazer isso.

Por exemplo, é possível vender por 25 mil um carro que custa, pela tabela Fipe, apenas 20 mil? Qual o valor máximo que posso estipular na hora da venda do meu veículo? E quanto mencionamos o inverso dessa situação? Vale a pena vender abaixo da Fipe? Quanto a menos posso cobrar?

Neste conteúdo, vamos responder a sua dúvida sobre se vale ou não a pena vender um veículo por um preço menor que o da Fipe, além de trazermos outras dicas para seu processo de precificação do seu carro, moto ou outro que deseja vender. Leia conosco e saiba mais sobre o assunto. Vamos lá!

Posso vender acima da Fipe?

Antes de mencionarmos se vale a pena vender abaixo, vamos ver se você pode vender acima. Bem, não há nenhuma Lei que o proíba de vender acima da Fipe, muito pelo contrário. Estamos falando de um bem móvel que é seu, portanto, você vende um Gol de 20 mil por até 100 mil se quiser. Só terá que encontrar alguém para comprar.

Leia também:

Tesouro direto ou fundos imobiliários, onde é melhor investir?
O que é marketing digital e como você pode se beneficiar dele?
O segredo para ter uma conta de sucesso no Instagram

Vale a pena vender abaixo da Fipe?

Afinal, vale a pena vender abaixo da Fipe? A resposta para essa dúvida é: sim e não, depende muito da situação. Tudo depende do mercado que estamos falando, se é um carro, se é uma moto, qual o valor desse veículo na Fipe, qual o valor que está sendo vendido esse veículo na sua região, entre vários outros fatores.

Por exemplo, se você tem um Gol completo, todo original, bem cuidado e com tudo em dia, em que a Fipe vale a 24 mil reais, não tem porque vender abaixo da Fipe, aliás, você pode vender até acima. Porém, se na sua região um carro igual ao seu está sendo vendido por 23 mil, então sim, vale a pena vender abaixo da Fipe.

Como pôde ver, a situação muda de acordo com o local em que você mora e o estado de conservação de seu veículo. Outro exemplo: um corsa 2004 com Fipe em 16 mil reais. Se você tem esse veículo, mas as 4 rodas estão ruins de vida, não tem estepe, a bateria tá acabando e possui problemas na mecânica, talvez não seja nem possível vender no valor da Fipe.

Neste caso, seria recomendável vender abaixo da Fipe, ou então arrumar seu carro para vendê-lo por um valor menor, mas muitas vezes isso não vale a pena, visto o gasto que será necessário para arrumá-lo sem a certeza de que irá vendê-lo posteriormente.

Dica final: analise o Marketplace do Facebook

A nossa dica final é que você analise o Marketplace do Facebook. Entre na rede social, vá até a seção de vendas e digite o nome e o ano de seu carro. Limite a distância para uma quilometragem pequena, que envolva duas ou três cidades vizinhas.

Agora, analise o valor dos veículos e o estado de conservação dos mesmos. Se um carro mais ou menos está sendo vendido pela Fipe, e o seu é conservado, então venda a mais do que a Fipe. Simples assim. Até a próxima!

Amanda Kall
Últimos posts por Amanda Kall (exibir todos)

Amanda Kall

Olá, sou Amanda Kall, redatora especializada na criação de conteúdos para sites e blogs, com foco em qualidade e otimização SEO. Desenvolvo textos envolventes, persuasivos e informativos sobre uma ampla gama de temas, sempre visando atingir as melhores posições nas pesquisas do Google.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − treze =