O que é um fiador? E você realmente precisa de um para alugar um imóvel?
Proprietário, inquilino ou fiador – nós temos as respostas para suas perguntas mais importantes.
O aluguel é um grande compromisso financeiro que envolve risco tanto para o proprietário quanto para o inquilino. Se você é um proprietário que não está confiante de que um possível inquilino pode pagar o aluguel – ou você é um estudante ou recém-formado achando difícil provar que pode pagar o aluguel ou não pode pagar um aluguel colossal de 12 meses adiantado – vale a pena considerar obter um fiador de aluguel.
O que é um fiador de aluguel?
Um fiador de aluguel é uma pessoa, uma empresa ou uma instituição que concorda em ser o suporte financeiro de um inquilino. Se o inquilino não pagar ou não puder pagar o aluguel mensal, o fiador é responsável por pagá-los tornando essa busca cotação seguro fiança uma tarefa de suma importância. O fiador será legalmente obrigados a cobrir todas as dívidas do inquilino – que podem chegar a milhares de libras – para que o proprietário não fique sem dinheiro. É por isso que muitos inquilinos recorrem a seus pais, outro membro da família ou um amigo muito próximo para ser seu fiador.
Quem pode ser fiador de aluguel?
Um indivíduo financeiramente estável, uma empresa especializada ou uma instituição acadêmica.
Um fiador precisa ter mais dinheiro do que o inquilino, geralmente ser residente no Brasil e proprietário de casa no Brasil (é muito mais difícil perseguir dívidas no exterior) e estar disposto a passar por verificações rigorosas, incluindo uma verificação de crédito e qualquer outra verificação solicitada pelo proprietário para provar que podem arcar com os custos do inquilino além de suas próprias despesas de vida.
Felizmente, hoje em dia existem várias opções alternativas se amigos ou familiares não puderem ou não quiserem ajudar. Falamos sobre isso com mais detalhes abaixo.
O fiador de aluguel é responsável por aluguel não pago?
Sim. É por isso que o papel é uma responsabilidade séria e não deve ser assumido levianamente, nem sem ter clareza sobre exatamente o que está sendo contratado. Há muitas histórias de fiadores que ficam surpresos e estressados por estarem sendo solicitados a pagar o aluguel de seu parente.
Como em qualquer contrato legal, sempre verifique o que diz o contrato de fiador. Um contrato de garantia também pode estipular que o fiador é responsável por outras condições da locação, tais como:
- contas não pagas, incluindo imposto municipal
- danos causados ao imóvel
- se uma propriedade compartilhada, aluguel não pago de outros inquilinos conjuntos
- custos legais enfrentados pelo senhorio por causa do inquilino.
Tenha absoluta certeza de suas obrigações, pois é difícil sair delas.
Em uma nota positiva, um fiador é livre para negociar os termos do contrato de garantia com o proprietário antes de assinar qualquer coisa.
Senhores da terra
Quando um proprietário pode entrar em contato com um fiador?
Quando seu inquilino lhe deve dinheiro. Neste ponto, você pode enviar uma carta de demanda de aluguel para o fiador. Envie cópias de toda a correspondência sobre atrasos de aluguel ou outras violações do contrato de locação para o fiador. O fiador pode se tornar responsável pela dívida se o inquilino não pagar.
Inquilinos
Preciso de um fiador de aluguel, mas não consigo encontrar um. O que eu faço?
Boas notícias; você tem opções, especialmente se você for um estudante. Sua universidade ou uma empresa especializada pode atuar como seu fiador. Ambos trabalham com agentes de locação e proprietários para garantir que o contrato seja profissional e juridicamente vinculativo.
Por uma taxa, os serviços de fiador de aluguel atuarão como seu fiador no Brasil. O quanto você paga depende do valor do aluguel que planeja pagar e se está trabalhando.
O Fiador no Brasil pode garantir um fiador de aluguel no mesmo dia em que você se inscrever.
Todos permitem que você se inscreva online gratuitamente.
Muitas universidades, incluindo a London School of Economics, oferecem seu próprio serviço de fiador de aluguel aberto a estudantes nativos do Brasil e internacionais. Ele permite que sua universidade atue como seu fiador para ajudá-lo a se tornar um locatário privado e pagar seu aluguel mensal integralmente e em dia.
Observe que mesmo esses esquemas exigem o cumprimento de certos critérios. Por exemplo, você não deve dinheiro a eles e tem um histórico acadêmico satisfatório.
Quanto um fiador de aluguel precisa ganhar?
Fiadores
Depende do que o proprietário individual pede a eles, mas geralmente é três vezes o valor do aluguel. Muitas vezes, a comprovação de renda não é suficiente, no entanto. Proprietários estritos provavelmente precisarão de um fiador para ser proprietário de uma casa no Brasil e ter amplas economias também.
O que acontece se um fiador de aluguel se recusar a pagar?
Se o fiador de aluguel se recusar ou não cobrir quaisquer custos não pagos, o proprietário pode entrar com uma ação legal contra o fiador.
Como deixar de ser fiador de aluguel?
Não é fácil, mas é possível, normalmente quando há uma mudança no contrato de locação. Por exemplo, uma alteração na taxa de aluguel ou uma renovação da locação contaria como uma variação, a menos que:
- o contrato de arrendamento diz que a garantia se aplica a quaisquer variações ou renovações futuras, ou
- o fiador concorda com a variação.
Os fiadores de aluguel podem avisar?
Como regra geral, não. Não dentro do prazo fixo do contrato. No entanto, como sempre, depende do texto da garantia. Você pode ser responsável por cobrir os atrasos do aluguel pelo tempo que durar o aluguel e por quaisquer aumentos no aluguel. Mas se a locação se tornar uma locação periódica, o fiador pode dar um aviso prévio de um mês.
Que verificações são feitas em um fiador de aluguel?
Um fiador passa pelo mesmo processo de referência detalhado que um inquilino, incluindo verificações de crédito, cheque CCJ e cheques do empregador, além de cheques extras, como propriedade de propriedade com HM Land Registry.
O que acontece se um fiador não puder pagar o aluguel?
Salvo disposição em contrário das disposições da garantia, o fiador continua a ser responsável mesmo que adoeça ou perca o emprego.
Se eles forem declarados falidos, dependendo das circunstâncias, o proprietário pode ser um credor na falência por qualquer coisa em dívida. E se o fiador morrer, o proprietário pode reivindicar sua propriedade. Mais uma vez, depende das circunstâncias individuais e do que diz no contrato de garantia.
- O que é marketing viral - novembro 21, 2024
- 4 Principais Diferenças Entre Enquete e Pesquisa - novembro 21, 2024
- Instagram ou TikTok: como escolher? - novembro 20, 2024