Proteja-se do peixe-gato e detecte perfis falsos

A comunicação se tornou tão fácil desde o início das plataformas de mídia social. Você pode se conectar com um indivíduo que reside em qualquer canto do mundo por meio de canais sociais como Snapchat, Twitter, Instagram, Facebook, etc., sem problemas.

No entanto, apesar dessa vantagem significativa desses sites de streaming social, as pessoas também têm que sofrer um problema, ou seja, catfishing. Em palavras fáceis, é uma atividade enganosa realizada através da criação de perfis falsos em plataformas de mídia social para enganá-lo de uma forma ou de outra. Para ficar longe de tal incômodo, você deve saber como se proteger de catfishing e detectar perfis falsos. Você pode ler este artigo até o final para obter a resposta a esta pergunta. Antes de discutir as formas de proteção, vamos começar discutindo como o catfishing pode prejudicá-lo.

Como Catfishing Pode Prejudicá-lo?

Catfishing pode prejudicá-lo de várias maneiras, que são discutidas abaixo!

Espalhe Fake News

Catfishing pode prejudicar sua credibilidade em sua vida pessoal e profissional. Muitas pessoas podem querer desrespeitá-lo por ciúmes ou raiva; por esse motivo, eles podem se envolver em atividades de catfishing para espalhar notícias falsas sobre você. Por exemplo, eles podem tentar quebrar seus laços espalhando notícias falsas sobre seu personagem.

Em nossas vidas, cada pessoa encontra pelo menos um indivíduo que é um inimigo disfarçado de amigo. Prevenir-se de tais culpados é quase impossível se você confia facilmente nas pessoas. Eles podem criar perfis falsos com seu nome, foto de perfil, data de nascimento, etc., e tentar espalhar notícias falsas em seu nome. Você precisa manter os olhos abertos para se proteger dessa atividade enganosa, que geralmente vem de dentro das pessoas em quem você mais confia.

Perder Informações Confidenciais

Além de prejudicá-lo individualmente, muitas pessoas tentam realizar essa atividade para coletar informações confidenciais sobre os indivíduos associados a você. Ao criar perfis falsos, essas pessoas podem usar seu nome e foto de perfil para acessar suas contas, obter senhas e OTPs para serviços bancários online, recuperar informações de cartão de crédito e assim por diante. Suponha que seu amigo ou membro da família não consiga detectar um perfil falso usando sua foto nas plataformas de mídia social. Nesse caso, eles podem perder informações confidenciais, o que pode afetar indiretamente seu relacionamento com eles.

Destrua a reputação

Como dito anteriormente, o catfishing não só prejudica sua vida pessoal, como também pode afetar sua carreira profissional. As plataformas de mídia social surgiram para se tornar um mercado significativo para empresas em todo o mundo. Se você administra uma conta comercial em um site de rede social e se esforçou muito para construir a reputação de sua marca, as atividades de catfishing podem destruir todos os seus esforços. Como não há restrição para criar contas de mídia social com o mesmo nome e foto, vários indivíduos podem criar perfis falsos usando sua marca e logotipo e destruir sua reputação diante do público compartilhando coisas irrelevantes ou explícitas. 

De que maneiras você pode detectar perfis falsos e se proteger?

Você precisa se proteger do bagre e ficar atento aos perfis falsos. Aqui são discutidas diferentes maneiras pelas quais você pode detectar perfis falsos e se proteger. 

Explore Copycats Manualmente

Para garantir que ninguém esteja executando um perfil com seu nome e foto, você pode iniciar a jornada de explorar manualmente contas em plataformas de mídia social, como Facebook, Twitter, Instagram, etc. tem que digitar o nome na barra de pesquisa da plataforma social na qual você deseja explorar as atividades de catfishing. Como resultado, as plataformas sociais recuperarão resultados para perfis com os mesmos nomes. Você terá que gastar um tempo considerável realizando essa tarefa, pois exigirá que você visite cada perfil individualmente e descubra se é um perfil aleatório ou falso. Além disso, o processo manual não promete resultados precisos, pois vários perfis falsos podem usar sua foto, mas com um nome diferente. Além disso, os resultados de pesquisa das plataformas de mídia social podem não exibir vários perfis e podem ser falsos. 

Primeiro, você pode se proteger do catfishing adicionando marcas d’água às suas imagens. Em vez de reagir a essa situação, você pode agir proativamente inserindo uma marca d’água em sua imagem que não permitirá que os imitadores usem sua imagem para atividades enganosas.

Se você está preocupado em como detectar perfis falsos se esse método não fornecer resultados satisfatórios, você deve seguir o método abaixo.

Uso da tecnologia

A disponibilidade da tecnologia pesquisa por imagem oferece uma saída fácil para pessoas que desejam detectar perfis falsos. Na web, você pode encontrar várias plataformas que oferecem facilidades pesquisa por foto. Esta ferramenta avançada é baseada na tecnologia CBIR que trabalha na detecção dos elementos de uma imagem e recupera as fontes que contêm imagens semelhantes. Se você tem medo de que alguém esteja usando sua identidade em plataformas de mídia social, pode confiar na pesquisa por imagem Google para detectar perfis falsos usando suas fotos. Esse recurso avançado leva alguns segundos para procurar diferentes fontes na Web que contenham imagens semelhantes àquelas que você enviou. Você pode acessar um dos melhores utilitários pesquisa por imagem visitando: https://smallseotools.com/pt/reverse-image-search/. Sua interface amigável permitirá que você detecte perfis falsos sem enfrentar complicações e pagar um centavo. 

Depois de se deparar com contas falsas em plataformas de mídia social, você pode se prevenir dessa atividade de catfishing tomando as medidas necessárias. Se o dano não for grave, você pode denunciar o perfil falso na plataforma de mídia social e removê-lo fornecendo evidências de identidade. Por outro lado, você também pode obter um caso arquivado no departamento de crimes cibernéticos para superar os danos causados ​​​​pelo catfishing.

Amanda Kall

Jornalista fascinada pela internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *