O poder das redes sociais: como usar a seu favor?
As redes sociais evoluíram a ponto de influenciar a atividade política, econômica e social dos países do mundo. Essa afirmação parece exagerada, mas à medida que paramos um pouco para olhar para o comportamento das pessoas nesses meios de comunicação, podemos notar o poder das redes sociais.
O poder das redes sociais reside então nisso, no qual todos nós somos iguais e podemos expressar livremente o que pensamos, e isso é definitivamente algo que nenhum outro meio de comunicação alcançou em tão grande escala.
Sempre houve escritores, ou locutores de rádio, apresentadores de programas, etc., que emitem opiniões e são ouvidos por seus ouvintes, mas com as redes sociais essas possibilidades se expandiram e agora qualquer um pode expressar sua opinião e ser ouvido.
Assim sendo, se você quer continuar entendendo mais sobre o poder das redes sociais, não deixe de ler esse artigo.
Usando o poder das redes sociais
Empresas, políticos e grandes líderes notaram o poder que as redes sociais têm dentro da sociedade e entenderam que precisam de uma presença nelas para alcançar cada vez mais seus seguidores e se aproximar deles.
É por isso que vemos como hoje, desde as menores empresas até as maiores multinacionais, possuem uma presença nas mídias sociais.
O mesmo vale para figuras públicas, sejam artistas, políticos, jornalistas ou grandes empresários, que usam esses meios de comunicação para ter uma comunicação mais direta com seus seguidores.
As redes sociais também podem servir como um meio de ouvir para saber o que as pessoas estão dizendo, saber o que pensam de um governo, detectar crises, saber o que pensam de uma marca e até mesmo ser uma fonte de informação para a realização de pesquisas de mercado.
É por isso que as redes sociais passaram de ser apenas uma coisa de jovem para se tornar um canal de comunicação de extrema importância para vários setores da sociedade, nos quais, se você não tem presença, praticamente não existe.
Como usar as redes sociais corretamente para o seu negócio?
Analise o sucesso de suas publicações
A maioria das redes sociais tem um sistema de métricas que revelam o escopo das postagens e o engajamento que elas geraram.
Esses indicadores são muito importantes porque permitirão que você entenda melhor as necessidades e interesses do seu público, para que você possa criar publicações mais eficazes que geram mais conversões, escolhendo os tópicos relevantes e usando os planos de ação mais poderosos.
Você pode se concentrar principalmente em métricas de interação, como os horários em que seus seguidores interagem com seu conteúdo, menções à sua marca, bem como o número de comentários que você recebe.
Se você quiser dar um passo adiante, pode analisar as conversões; ou seja, o número de usuários que vieram para executar a ação que você queria, como baixar um PDF, se inscrever, preencher um formulário ou comprar um produto diretamente.
Você pode também utilizar a estratégia de comprar seguidores no Instagram para aumentar o engajamento de sua empresa.
Use o formato apropriado
Para tirar o máximo proveito das redes sociais, você deve determinar qual formato é mais apropriado para se conectar com seu público e expandir seu alcance.
Um estudo realizado revelou que pequenos detalhes, como o uso de imagens sem filtros no Instagram, podem aumentar as interações em 21%. No Facebook, por exemplo, os vídeos geram mais engajamento, mas no Instagram são imagens em formato de carrossel.
Por outro lado, se você se dirigir a um público profissional por meio de redes como o LinkedIn, os infográficos trazem dinamismo às informações, enquanto em redes como o Youtube ou o TikTok os vídeos são os reis indiscutíveis.
Você também pode sair da sua zona de conforto e experimentar novos formatos, como vídeos 360o, vídeos ao vivo, realidade virtual ou IGTV. Faça testes diferentes para determinar qual formato melhor se adapta ao seu negócio, levando em consideração fatores como alcance e custo de produção.
Aproveite as ferramentas de segmentação
As ações de marketing de mídia social são mais eficazes quando são direcionadas a um público que está realmente interessado em seu produto ou serviço.
Se você vai promover um desconto em sua loja física, por exemplo, não faz muito sentido para um usuário da Internet dos Estados Unidos vê-lo.
A possibilidade de segmentação geográfica é uma das opções mais interessantes de redes sociais para empresas, para que você possa mostrar anúncios ou conteúdo aos usuários de acordo com sua localização.
O uso inteligente de filtros permitirá que você maximize o retorno sobre o investimento: você pode aplicá-los para encontrar e se conectar com seus clientes em potencial, determinando tudo, desde seus dados demográficos até sua renda e interesses.
Agregue valor através do conteúdo
As redes sociais geralmente não são um canal de vendas diretas, mas impulsionam as ações de branding e são uma ferramenta poderosa para influenciar a decisão final dos consumidores.
Isso significa que as redes sociais devem ser uma maneira de se conectar com o público, gerando primeiro curiosidade e depois lealdade.
A chave é agregar valor. Compartilhe conteúdo original e de qualidade que chame a atenção do seu público. Aborde tópicos que realmente preocupam ou interessam ao seu público, levando em conta suas necessidades e preferências.
Uma estratégia muito simples é acompanhar seus comentários e o conteúdo que eles costumam compartilhar.
Humanize sua marca
As novas gerações de consumidores estão se afastando cada vez mais das marcas protocolares e formais porque querem empresas próximas que as façam se sentir especiais.
As redes sociais permitem que você mantenha contato mais próximo com o público, por isso são uma excelente ferramenta para mostrar o lado mais humano da sua empresa.
Uma estratégia simples é mostrar o que acontece nos bastidores do seu negócio. Lembre-se de que as pessoas se identificam com outras pessoas, dessa forma, você pode contar as histórias dos funcionários da sua empresa ou mostrar seu dia a dia.
Não se esqueça de fornecer atendimento amigável e personalizado. Tenha empatia com os problemas de seus clientes e tente resolvê-los o mais rápido possível.
Certifique-se de manter um diálogo constante com eles para entender o que eles precisam e como fazê-los se sentirem especiais.
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