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Como Funciona o Marketing Digital?

Hoje, nós falaremos sobre o que é e como funciona o Marketing Digital. Com um destaque especial para o marketing digital para o e-commerce.

E, como estamos falando de um mercado em constante mudança, explicaremos como ele se aplica no cenário de 2022. Fique com a gente para saber mais sobre esse assunto e tenha uma boa leitura.

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Quais as origens do Marketing Digital?

Nos primeiros anos da internet de massa (anos 90), as páginas eram bastante simples e ultrapassadas. E a comunicação entre empresa e cliente, ainda seguia técnicas de marketing tradicional.

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O Marketing Digital começou a ser construído na década seguinte. Embora em constante mudança, o conteúdo de qualidade e personalizado é uma constante. Em uma estratégia de Marketing de Conteúdo.

Essas mudanças se fiam na própria evolução do nosso entendimento do que é internet. Desde o princípio da chamada Web 1.0 Nessa época, as páginas eram básicas, sem interação com os usuários. Apenas uma leitura e o usuário deixava a página.

O início da interação

Isso se deu em 1994, quando surgiram os primeiros banners clicáveis. E, em 1998, foi criado o Google. No século seguinte, as redes sociais e enciclopédia digitais (além dos blogs) revolucionaram a experiência digital do usuário.

Dessa maneira, os usuários deixaram de ser consumidores passivos de conteúdo e passaram a trocar experiências com as marcas. Esse era o início da chamada Web 2.0.

Nessa época, também, as grandes marcas tomaram conhecimento da importância de se gerar conteúdo para a web. A principal estratégia de branding de agora em diante.

Essa também foi a mudança do foco do outbound marketing para o inbound marketing. Ou seja, em lugar de as marcas irem até os clientes, eles é que procuravam as empresas.

Início do Marketing Digital

Com o advento de smartphones e redes móveis, o acesso à rede aumentou muito. Entre os anos de 1999 e 2014, a quantidade de pessoas conectadas passou de 280 milhões para 3 bilhões.

Esse aumento considerável obrigou muitas marcas que migraram para a internet. Assim, o Marketing Digital se mostrou muito mais vantajoso. E não, apenas, pelo seu maior alcance.

Qual a diferença entre marketing tradicional e digital?

No segmento digital, o investimento inicial é bem menor. Além disso, é possível segmentar os seus anúncios. Seja por dados demográficos ou de comportamento.

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Além disso, as métricas de campanhas são muito mais precisas. E, especialmente, são possíveis em tempo real. Assim, você sabe, exatamente, o que funciona e o que precisa ser melhorado.

Assim, as empresas poderiam atingir, exatamente, quem precisavam. E descobrir, exatamente, qual foi o seu ROI (retorno sobre investimento). Isso facilitou, em muito, a conversão de clientes.

O que é Marketing Digital?

Depois dessa aula de história, já temos bagagem suficiente para definir o que é Marketing Digital. E, de forma resumida, é o marketing aplicado em um ambiente virtual.

Apesar de simples, esse conceito aproxima empresas e o público. Desde que saibam se comunicar de forma adequada, é claro.

Além disso, outro ponto-chave é a análise dos indicadores de performance (KPIs). São eles que permitem saber se a sua campanha está no rumo certo. Ou se ele precisa ser corrigido.

O que significa Marketing Digital?

Assim, em resumo, o Marketing Digital é um conjunto de técnicas usadas para atrair e converter clientes em ambiente digital. Usando a tecnologia como facilitadora.

Além disso, o marketing digital é utilizado para fortalecimento de marca e criação de presença digital. E para realizar vendas melhores.

Como é a visão do Marketing Digital para um profissional?

Em primeiro lugar, é preciso estabelecer que o profissional de Marketing Digital possui atribuições muito maiores que gerir redes sociais. Uma de suas habilidades mais necessárias, aliás, é ter conhecimento sobre vendas.

Isso pois não adianta atrair muitos seguidores e eles não cumprirem os seus objetivos. Isso se mostraria uma enorme perda de dinheiro.

Além disso, deve-se entender sobre pessoas. Visto que o contato com o cliente é muito mais frequente que no marketing tradicional. E isso, também, ajuda muito na elaboração de personas.

Por fim, o profissional precisa entender que não existe fórmula mágica. Assim, é preciso estar de olho nos indicadores, para alcançar os resultados esperados.

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Tanto conhecimento só é possível com muito investimento. De tempo e de dinheiro. Assim, o investimento em Marketing Digital cresce ano a ano.

Como de fato funciona o Marketing Digital?

Precismos entender que a internet é bastante dinâmica. Assim, cada campanha recebe um feedback dos clientes em tempo real. Medindo a aceitação do produto imediatamente.

Além disso, a medição dos resultados é feita de forma muito mais precisa. E, dessa maneira, ajustar suas campanhas de forma imediata.

Além dessa velocidade, os cálculos são muito mais precisos. Como o cálculo do ROI que já mencionamos. E de muitas outras métricas interessantes.

Dessa maneira, é possível fazer cada Real investido render muito mais. Além de mudar completamente a imagem da marca, com o mínimo de esforço possível.

Jornalista fascinada pela internet

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