Como aproveitar a sazonalidade para aumentar as vendas?

A sazonalidade é um período no qual ocorre uma variação considerável na demanda dos negócios, aumentando a busca por produtos e serviços – o que acaba sendo ótimos períodos para o mercado.

Quando falamos em períodos sazonais, é comum vir à mente feriados importantes, como o Natal, a Páscoa e outros. Mas as pessoas que estão no mercado, seja ele digital ou não, precisam conhecer todos esses períodos.

Com isso, é importante ressaltar que existem datas sazonais que não são tão famosas em todas as áreas, mas que, em determinados mercados, podem gerar bons resultados sazonais.

Portanto, podemos dizer que um período sazonal é aquele que será temporário e que irá resultar em uma mudança considerável na média dos resultados gerais.

A seguir, vamos entender mais sobre sazonalidades. Confira!

Dica: Churn rate: como calcular? Confira o passo a passo + 7 dias que te ajudam a diminuir essa taxa

Conheça as sazonalidades

Para conhecer as sazonalidades, primeiro é necessário entender o seu mercado e o público-alvo que ele possui. Assim, você conseguirá identificar as datas que possuem maior relevância, podendo aproveitar essas informações para planejar boas estratégias de vendas anualmente.

Você pode começar conhecendo as datas sazonais mais comuns, como é o caso do Natal, Páscoa e até mesmo Black Friday. São ótimas datas para vendas, mas quando encontramos as datas certas para um determinado nicho, melhores as chances de obter os resultados esperados.

Por exemplo, uma loja de ferramentas de construção pode não ter um grande impacto em um período natalino – afinal, o principal público-alvo desse feriado são as crianças.

Para isso, poderia ser feita uma busca sobre datas comemorativas que podem contribuir para as suas vendas. Por exemplo, o Dia do Consumidor, a Black Friday ou até mesmo o dia em comemoração aos profissionais da área de construção, por exemplo.

Identifique as que possuem relação com o seu negócio

Após compreender essas datas sazonais, faça como no exemplo acima e comece a selecionar as datas comemorativas que tenham relação com o seu negócio.

Assim, poderá criar eventos e promoções anuais nestas datas e garantir mais chances de vendas em períodos sazonais – principalmente quando os períodos mais conhecidos não atendem ao seu nicho.

Planeje-se com antecedência

O planejamento é a chave para fazer dar certo, tanto para ter tempo de organizar algo com um bom potencial quanto para realmente engajar os seus clientes. Seguem algumas dicas de por onde começar:

Verifique seu estoque

Não adianta criar um período sazonal com um excelente potencial e, no momento da ação, não ter estoque necessário para suprir as necessidades de seus clientes. Por isso, sempre verifique o seu estoque antes de começar uma grande promoção, principalmente nos períodos sazonais mais importantes.

Faça ofertas realmente atrativas

Nada de aumentar preços e depois reduzir minimamente para alguns dias de promoção, isso irá desanimar os seus clientes para as próximas promoções e não surtirá um bom resultado.

Planeje os seus descontos, garantindo que todos possam usufruir deste período sazonal – obtendo lucros e vendendo produtos com descontos reais e atrativos.

Confira: Como captar leads: Estratégias para o sucesso

Capacite e prepare os seus colaboradores

Profissionais despreparados podem comprometer os seus resultados, e isso será de total responsabilidade da empresa. Afinal, ela é a responsável por capacitar essas pessoas para oferecerem bons serviços.

Portanto, para garantir um bom retorno nas datas sazonais, prepare os profissionais para que eles possam lidar com um maior número de atendimentos.

Conheça muito bem o seu mercado

Conhecimento de mercado irá possibilitar boas estimativas de descontos, além de saber exatamente o que pode ser atrativo para o seu público-alvo e quais datas oferecem mais oportunidades de vendas.

Conhecer bem o seu mercado já irá garantir boas informações para um possível planejamento.

Veja: Estratégias de funil de marketing: 5 etapas para aumentar as vendas

Conte com ajuda profissional!

Por fim, para agir com profissionalismo e realmente visando garantir bons resultados nestas datas sazonais, conte com a ajuda de profissionais. O setor de marketing digital é uma das principais oportunidades para garantir que uma campanha esteja bem posicionada e gere o engajamento que busca.

Por meio de uma agência de marketing digital, por exemplo, é possível planejar toda a campanha utilizando estratégias e técnicas pensadas por especialistas no assunto.

 

Amanda Kall
Últimos posts por Amanda Kall (exibir todos)

Amanda Kall

Olá, sou Amanda Kall, redatora especializada na criação de conteúdos para sites e blogs, com foco em qualidade e otimização SEO. Desenvolvo textos envolventes, persuasivos e informativos sobre uma ampla gama de temas, sempre visando atingir as melhores posições nas pesquisas do Google.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + 19 =