Pac Man: História, Desenvolvimento e curiosidades
Quando “Pac Man” estreou em Tóquio, há 40 anos, ninguém poderia prever que se tornaria o jogo de arcade de maior sucesso de todos os tempos.
Chamar de um mero jogo seria uma injustiça. É um ícone cultural, um símbolo de uma década inteira, bem como uma entidade que redefiniu o próprio jogo. Provas disso podem ser encontradas não apenas em seu sucesso inicial, mas também pelo fato de que continua a ser amado e valorizado por cada nova geração de jogadores.
Com isso em mente, vamos dar uma olhada na história do Pac-Man e na maneira como ele mudou o mundo dos videogames para sempre. E se você é fan de games antigos, certamente irá gostar de dos consoles que emulam os jogos clássicos do Nintento, facilmente encontrados em uma loja de brinquedos.
História do Pac Man
Antes de tudo, na década de 1980, um designer da Namco, chamado Toru Iwatani , desejava construir um jogo de vídeogame diferente dos famosos Shoot ups “jogos de tiro”, tendo a semelhança a um desenho-animado.
O Game teve sua data de lançamento em 22 de maio de 1980. A idéia do desenho original aconteceu através de um jantar entre amigos, e deve-se a uma pizza sem uma fatia, que nos faz recordar uma boca aberta. Assim, o personagem foi inspirado em Paku, uma personagem famosa no Japão popular pelo seu grande apetite.
O personagem e game ganhou o nome de Puck-Man, originado do termo Japonês paku-paku, que tem o significado a boca de uma pessoa abrindo e fechando. No ano de 1980, a Bally comprou os direitos nos Estados Unidos. Com isso, o personagem teve que ser renomeado para Pac-Man. Assim, evitando que o nome não fosse mal interpretado com o palavrão “fuck”, o game tornou-se muito popular no ano seguinte.
No Game os players controlam, com o propósito de comer todas as bolas que se encontram espalhadas no labirinto, enquanto foge dos quatro “Galaxian” fantasminhas, pinky, blinky, clyde e lnky que fugiram de uma prisão. Em alguns cantos da área de jogo, estão bolas maiores que possibilita ao pac man caçar todos os fantasminhas, ao invés de ser caçado, no decorrer de um curto período de tempo.
O Game foi um dos mais famosos, tornando-se o primeiro jogo de vídeo-game que teve uma marketing intenso, com casacos, camisetas, calças, peluches, copos de café, cereais, lençóis, toalhas, jogos-de-tabuleiro e livros.
Toru Iwatani
Toru Iwatani, nascido em 25 de janeiro de 1955 é um designer de videogame japonês que passou grande parte de sua carreira trabalhando para a Namco. Nesse sentido, ele é mais conhecido como o criador do jogo de arcade Pac-Man (1980).
Iwatani nasceu no bairro de Meguro em Tóquio, Japão, em 25 de janeiro de 1955. Durante o tempo em que estava no jardim de infância, ele e sua família se deslocou para a região de Tōhoku, no Japão, após seu pai ter conseguido um trabalho como engenheiro para a Japan Broadcasting Corporation.
Após se tornar um estudante do ensino fundamental, Iwatani retornou a Tóquio e se formou na Tokyo Metropolitan University High School, antes de se formar na Faculdade de Engenharia da Tokai University. Iwatani se tornou autodidata em PCs, sem qualquer treinamento formal em programação ou design gráfico.
Desenvolvimento do Pac Man
Após obter a difícil divisão japonesa em 1974 da Atari. Namco a desenvolvedora de videogames começou a produzir seus próprios videogames internamente, ao invés de licenciá-los através de outros desenvolvedores e distribuí-los no Japão. O presidente da empresa, Masaya Nakamura, fez um pequeno grupo de desenvolvimento de videogames na instituição e ordenou que aprendessem sobre vários microcomputadores elaborado pela NEC para produzir novos games. Pois, um dos primeiros indivíduos denominado para esta divisão foi um rapaz jovem funcionário de 24 anos conhecido como Toru Iwatani .
A fama da indústria de videogames japonesa cresceu com games como Space Invaders e Breakout. O qual trouxe ao mercado sendo inundado com títulos similar de outros fabricantes na tentativa de lucrar com a conquista. Nesse sentido, Iwatani sentiu que os games de arcade traziam só os homens por seus gráficos violentos e rudes, e que os arcades de modo geral eram notados como ambientes decadentes.
Iwatani definiu para seu próximo projeto, fazer um videogame que não fosse violento e alegre que atraísse acima de tudo mulheres. Portanto, Iwatani teve a idéia de pensar em coisas que as mulheres adoravam fazer na sua época; ele resolveu centrar seu game em comer, se baseando em mulheres que adoram comer sobremesas e outros doces.
Primeiramente, seu game foi nomeado como Pakkuman , baseado no termo onomatopeia japonês “paku paku taberu”, referente a movimentação da boca de abrir e fechar em seguimento. O game mais a frente se tornou Pac-Man iniciou seu desenvolvimento no início de 1979 e levou 1 ano e 5 meses para ser finalizado. Contudo, Iwatani contou com o apoio de 9 funcionários da Namco para auxiliar na produção, contendo o programador Shigeo Funaki, o compositor Toshio Kai e o designer Shigeichi Ishimura.
Lançamento
Os testes de localização para Puck Man teve inicio em Shibuya (Tóquio), 22 de maio de 1980, com uma fanfarra parcialmente positiva dos jogadores. Uma exibição privada do jogo foi feita em junho, desse modo, seguida em função de um lançamento nacional em julho. Em vista no sucesso do jogo no Japão. A Namco deu inicio a planos na intenção de trazer o jogo para países internacionais, sobretudo os Estados Unidos.
Antes de mostrar o game aos distribuidores, a Namco America criou uma série de mudanças, como modificar os nomes dos fantasmas. Nesse sentido, o principal deles era o título do jogo; os executivos da Namco temiam que os vândalos alterassem o “P” de Puck Man para “F”, criando um nome obsceno . Masaya Nakamura resolveu nomeá-lo para pac man , diante disso, percebeu que era mais perto do título original japonês do game, Pakkuman .
No tempo em que a Namco mostrou Pac-Man e Rally-X a distribuidores em potencial na feira AMOU de 1980 em novembro, os executivos confiaram que Rally-X seria o game mais vendido daquele ano. Midway Games apoiou em distribuir os 2 games na América do Norte, assim, divulgando a aquisição dos direitos de fabricação em vinte e dois de novembro e lançando-os em dezembro.
Vendas
Primeiramente, quando Pac-Man foi lançado no Japão, se tornou apenas um sucesso modesto; Própria Namco Galaxian teve superado de forma rápida o jogo em popularidade, em razão da playerbase dominantemente do sexo masculino estar familiarizado com a jogabilidade de tiro ao oposto de pac man ‘ personagens fofinhos e labirinto-chase tema.
Entretanto, Iwatani alega que o game era bastante popular entre as mulheres, o que ele tinha expectativa de alcançar ao longo do desenvolvimento. Em comparação, na América do Norte, o game se fez um sucesso nacional. Em 1 ano, obteve acima de 100.000 unidades de fliperama vendidas, no qual arrecadaram mais de US $ 1 bilhão em trimestres .
O jogo de Toru Iwatani, ultrapassou Asteroids como o game de arcade mais vendido no país, e ultrapassou Star Wars: A New Hope com mais de US $ 1 bilhão em receita. Em 1982, estimava-se que havia 30 milhões de jogadores ativos nos EUA.
A quantia de unidades de arcade vendidas triplicou para 400.000 no ano de 1982, arrecadou um total considerável de sete bilhões de moedas. As vendas de objetos com o tema pac man também ultrapassaram US $ 1 bilhão. Em uma entrevista de 1983, Nakamura disse que, embora esperasse que o game fosse bem sucedido, “Eu nunca pensei que seria tão grande.” Pac-Man é o game de arcade mais vendido de todos os tempos, com mais de US $ 2,5 bilhões em receitas, ultrapassando Space Invaders – em 2016, o USgamer calculou que as receitas das máquinas ajustadas pela inflação eram equivalentes para $ 7,68 bilhões.
A versão Atari 2600 do jogo vendeu mais de 7 milhões de cópias, tornando o título com maior numero de vendas do console. A versão Family Computer teve seu relançamento antecipado do Game Boy em 2004 venderam 598.000 cópias no Japão.
5 curiosidades do Game Pac Man
Homenagem Google Doodle
Hoje em dia, o clássico Pac-man é um dos jogos conhecidos do google doodle de maior popularidade entre seus diversos games. No aniversário de 30 anos do jogo em 2010, o Google colocou em sua página inicial uma reprodução do clássico jogo no formato do logo do buscador. Confira o jogo click aqui.
Com direito ao gráficos, sons e lógica originais, o usuário pode mergulhar na nostalgia e desfrutar do jogo dos anos 1980. Para jogar o processo é muito simples, basta apertar em “Inserir moeda” e usar as setas do teclado para manusear o personagem. Apertando mais uma vez no botão, dá até para adicionar a Sra. Pac man e brincar em dupla. Sendo assim, o segundo jogador usa as teclas WASD.
Televisão
A série de animação pac man produzida por Hanna-Barbera foi ao ar na ABC de 1982 a 1983. Uma série de animação gerada por computador intitulada Pac-Man and the Ghostly Adventures foi ao ar no Disney XD em junho de 2013. Em fevereiro de 2019, a série também estava planejada para ir ao ar na Universal Kids , mas foi cancelada devido à baixa cobertura da NBCUniversal .
Música
A música ” Pac Man Fever ” (1981) de Buckner & Garcia alcançou a 9ª posição na Billboard Hot 100 chart, e recebeu a certificação Gold por mais de um milhão de discos vendidos em 1982, e um total de 2,5 milhões de cópias vendidas a partir de 2008. Além disso, mais de 1 milhão de cópias do álbum Pac Man Fever do grupo (1982) foram vendidas.
No ano de 1982, “Weird Al” Yankovic criou uma paródia de ” Taxman ” dos Beatles como “Pac Man”. Por fim, lançado em 2017 como parte de Squeeze Box: The Complete Works of “Weird Al” Yankovic . Em 1992, Aphex Twin (com o nome Power-Pill) lançou pac man , um álbum de techno que consiste principalmente de samples do jogo.
Além disso, em vinte de julho de 2020, Gorillaz e ScHoolboy Q , lançaram uma faixa denominada ” PAC MAN ” no qual fez parte da série Gorillaz ‘ Song Machine em comemoração ao 40º aniversário do game, com o videoclipe apresentando o vocalista da banda, 2-D , tocando um jogo de arcade Pac-Man com o tema Gorillaz.
Filme
Antes de tudo, o personagem Pac-Man surge no filme Pixels (2015), com Denis Akiyama em função do criador da série Toru Iwatani. Pac-Man é referencia e faz uma aparição no filme Guardians of the Galaxy 2 de 2017. Além disso, o game, o personagem e os fantasmas também surge no filme Wreck-It Ralph, como também na sequência Ralph Breaks the Internet .
Em Sword Art Online The Movie: Ordinal Scale, onde Kirito e seus amigos venceram um game de realidade virtual nomeado como PAC-Man 2024. Nesse sentido, Iwatani faz uma participação especial no início do filme como um técnico de arcade. Por fim, o filme japonês tokusatsu Kamen Rider Heisei Generations: Dr. Pac Man vs. Ex-Aid & Ghost com Legend Riders , um personagem similar com o Pac-Man é o vilão principal.
Além disso, o filme Relaxer de 2018 utiliza pac man como elemento forte de enredo na história de um homem amarrado a um sofá de 1999 que tenta vencer o jogo (e encontra o famoso erro de nível 256) antes que o problema do ano 2000 ocorra.
A partir do ano de 2008, um longa-metragem baseado no game estava em um processo de desenvolvimento.
Pontuações e recordes no Pac Man
Uma excelente pontuação no game de arcade Pac-Man original é de 3.333.360 pontos. Alcançada quando o jogador obtém a pontuação máxima nos primeiros 255 níveis comendo cada ponto, energizante, fruta e fantasma azul sem perder um homem. Então usa todos os seis homens para obtenha o maior número possível de pontos no nível 256.
A primeira pessoa a alcançar uma pontuação perfeita testemunhada e verificada publicamente sem manipular o hardware do jogo para congelar o jogo foi Billy Mitchell , que realizou o feito em 3 de julho de 1999.
Algumas organizações de manutenção de registros removeram a pontuação de Mitchell após uma investigação de 2018 by Twin Galaxies concluiu que duas performances de partituras de Donkey Kong não associadas por Mitchell não usaram uma placa de circuito original não modificada.
Em julho de 2020, 7 outros jogadores haviam atingido pontuações perfeitas no pac man no hardware original de arcade. Recorde mundial para a conclusão mais rápida de uma pontuação perfeita. De acordo com Twin Galaxies, é atualmente detido por David Race com um tempo de 3 horas, 28 minutos e 49 segundos.
Em dezembro de 1982, uma criança de 8 anos Jeffrey R. Yee recebeu uma carta do presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan parabenizando-o pelo recorde mundial de 6.131.940 pontos. Possível apenas se ele tivesse passado do nível 256.
Em setembro de 1983, Walter Day , chefe de pontuação da Twin Galaxies na época, levou a equipe nacional de videogame dos Estados Unidos em um tour pela costa leste para visitar jogadores que afirmavam ter a habilidade de passar de nível. Nenhum demonstrou tal habilidade. Em 1999, Billy Mitchell ofereceu $ 100.000 a qualquer um que passasse do nível 256 antes de 1 de janeiro de 2000. A oferta expirou com o prêmio não reclamado.
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