Tipos de roscas: BSP e NPT

Tipos de Roscas

Os tipos de roscas NPT e BSP são dois modelos que, apesar de cumprirem um papel semelhante, são diferentes e encontradas em partes diferentes do mundo. Ter conhecimento sobre cada uma delas é fundamental para evitar acidentes de trabalho ou até mesmo domésticos.

A seguir, vamos conhecer detalhadamente cada um desses tipos de roscas, suas aplicações, diferenças e muito mais. Confira!

O que são roscas BSP?

BSP é a sigla para “British Standard Pipe”, que se trata de um modelo de rosca que é utilizado para conectar tubos e outros itens hidráulicos e pneumáticos. Tem esse nome porque é um padrão de rosca britânica, muito comum nos países da Europa e, claro, especificamente no Reino Unido.

Elas possuem uma inclinação de 55º, são cônicas e contam com um diâmetro interno que é maior do que o encontrado em uma rosca NPT, por exemplo. Você verá mais sobre esse tipo logo mais.

Atualmente, são encontrados dois modelos dessas roscas BSPs, que é o do tipo paralelo e o cônico. A rosca paralela terá o mesmo diâmetro em toda a extensão interna do tubo, enquanto o modelo cônico contará com um diâmetro que lembra o formato de um cone – que vai aumentando gradualmente.

Esse modelo possui vantagens interessantes, como uma boa durabilidade e ser resistente à pressão. Por isso, é muito usada nos sistemas pneumáticos e hidráulicos que lidam com alta pressão. Saiba quais são os assuntos mais estudados em tecnologia.

O que são roscas NPT?

NPT é a sigla utilizada para representar “National Pipe Thread”, que se trata de um modelo de rosca usado em muitas conexões tubulares, assim como em itens pneumáticos e hidráulicos. Enquanto a rosca BSP é o padrão britânico, o NPT é o padrão Norte Americano.

As roscas NPT possuem um formato cilíndrico, contendo uma inclinação de 60º, sendo criada para vedar hermeticamente. O diâmetro da área interna desse modelo é menor do que o diâmetro interno das roscas BSP.

Suas principais aplicações são em conexões de tubos de metal, sendo um item simples de utilizar e previne muito bem contra vazamentos.

Em ambas as roscas, é importante escolher o tipo correto para cada aplicação, afinal, isso irá garantir mais segurança na utilização. Em casos da utilização de adaptadores, o ideal é não utilizar o mesmo por muito tempo para evitar acidentes. Conheça mais sobre tubo de aço com costura e sem costura.

Diferenças entres as roscas BSP e NPT

Existem algumas diferenças que podem ser observadas nestes dois modelos de roscas, por exemplo:

Formato

O formato delas são diferentes, sendo que as roscas BSP são conhecidas pelo formato cônico e as roscas NPT pelo seu formato cilíndrico.

Diâmetro interno

O diâmetro interno de ambos os tubos também é diferente, sendo que as roscas BSP possuem um diâmetro maior do que o diâmetro interno das roscas NPT.

Padrão

Por fim, também temos a diferença no padrão de cada uma delas. As roscas BSP estão dentro do padrão britânico e as roscas NPT estão dentro do padrão Norte Americano.

Usos das roscas BSP

As roscas BSP são muito utilizadas para sistemas pneumáticos e hidráulicos localizados na Europa e nos países do Reino Unido. São encontradas em tubulações, realizando a conexão entre os tubos, e também em itens das áreas citadas.

Por exemplo, contribuem em sistemas de aquecimento, refrigeração, de ar condicionado ou até mesmo em áreas industriais – como na indústria automotiva.

Usos das roscas NPT

As roscas BSP são muito utilizadas para sistemas pneumáticos e hidráulicos localizados na América do Norte. Sua utilização é mais comum para tubos de metal, presente em diversas aplicações – também encontrado nos setores industriais, como as roscas BSP.

Qual rosca devo usar?

Afinal, qual a rosca você deverá utilizar? A resposta para essa pergunta pode variar, afinal, vai depender de qual é o sistema ou equipamento que está precisando da rosca, quais os padrões no local onde está (país, continente, etc) e quais são as normas de utilização. Conheça aplicativos Gratuitos Para Decorar a Casa.

Por exemplo, se a necessidade é para algo localizado na Europa, ou principalmente no Reino Unido, certamente você precisará utilizar as roscas BSP por serem o padrão desta região.

A escolha correta faz toda a diferença, afinal, as conexões precisam ser seguras e realizar a devida vedação entre os tubos.

Antes de realizar sua compra, consulte quais são as normas e os padrões utilizados.

Amanda Kall

Jornalista fascinada pela internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *