E-commerce para pequenas empresas: Uma boa solução para vendas?
Se está procurando uma maneira de expandir a sua marca, que está começando ou que precisa aumentar vendas, o e-commerce para pequenas empresas pode ser uma ótima opção. Através dele, é possível ter o acesso a inúmeros clientes, em todo o mundo, que desejam comprar seus produtos ou serviços.
Para que haja um parâmetro sobre a sua importância, de acordo com o balanço de 2021 para vendas online das PMEs (Pequenas e médias empresas) realizado pela NuvemCommerce, é demonstrado que o faturamento destas organizações superam a do ano anterior, quando havia o surto da pandemia de COVID-19, o que causou a disparada de vendas online.
Foram R $44,5 milhões de produtos vendidos, cerca de 59% a mais do ano anterior (R$28 milhões em 2021). Este número significa que a cada minuto na internet, 85 produtos eram vendidos. Impressionante, não acha?
Através destes números, nós desenvolvemos este artigo onde iremos discutir os principais benefícios do uso da e-commerce para pequenas empresas e como ela pode ser uma solução viável para crescer sua receita.
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Por que uma pequena empresa deve considerar as vendas online?
Uma das principais razões pelas quais as vendas online precisam ser consideradas pelas pequenas empresas é o aumento da exposição da marca. Ao criar um site ou loja online, a organização estará tornando-se visível para um número maior de potenciais clientes, além de poder atingir mercados que antes eram inatingíveis.
As vendas online podem funcionar 24 horas por dia nos 7 dias da semana, o que significa que a empresa pode gerar receita mesmo quando os estabelecimentos físicos estão fechados. Além disso, as transações online são geralmente mais rápidas e menos propensas a erros do que das vendas tradicionais, o que pode resultar em um aumento na eficiência da equipe de vendas.
Hoje o mercado está muito aberto para essas transações online. Sites de modelo híbrido de vendas como Mercado Livre, Shoppe, IFood entre outros estão ajudando muito empreendedores a dar os seus primeiros passos, porém se paga por estas ferramentas no uso da sua divulgação e, em alguns casos, não é vantajoso. Isso irá depender do preço de produção do produto e da porcentagem de pagamento da plataforma.
Como funciona o e-commerce para pequenas empresas?
Muitas marcas ainda não possuem uma forma de venda online, mas isso está mudando rapidamente. O e-commerce para pequenas empresas está se tornando cada vez mais popular, pois é uma ótima solução para quem quer vender online. Mas como funciona?
Basicamente, é uma forma de você ter um site na internet para oferecer os seus produtos ou serviços. Através desta plataforma, você pode oferecer aos seus clientes um lugar centralizado para compras, sem precisar ter uma loja física.
Além disso, o e-commerce para pequenas empresas também facilita a gestão das suas vendas e dos seus clientes. É possível ter um sistema de gerenciamento de pedidos online, que te ajuda a administrar as vendas de forma mais eficiente.
Também existe a opção usar o marketing digital com o objetivo de direcionar aos seus clientes, enviando ofertas personalizadas por e-mail marketing, mídias sociais, mensagens através de whatsapp e muitas outras opções.
Como foi visto, opções não faltam para colocar sua loja ativa, mas, se você está pensando em como começar a implementar uma loja virtual, não fique preocupado! Temos como te ajudar.
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Como começar uma Loja Online?
Com o objetivo de criar um pequeno passo a passo, para esclarecer de como começar uma loja online, pedimos o auxílio de Pedro Amorim, consultor de negócios pela Estação Indoor Agência de Marketing Digital, para demonstrar a maneira mais eficiente de iniciar, de forma segura, nestas plataformas.
Para o especialista, tudo depende da situação e como esta empresa pensa em investir para o seu crescimento, porém todas elas precisam começar de alguma maneira. Ele também classificou os principais pontos para quem precisa de um e-commerce para pequenas empresas. São elas:
- A escolha da plataforma: O primeiro passo fundamental é escolher uma plataforma de e-commerce para criar a sua loja virtual. Existem diversos serviços que oferecem esses recursos, como o Shopify, WooCommerce, Magento e muitos outros. Pense qual deles é o mais simples para sua operação e comece com o básico para entender melhor o seu funcionamento;
- Design da Loja: Depois de escolher a plataforma, você precisa criar o design da sua loja virtual. Lembre-se que um bom visual pode incentivar um futuro consumidor a confiar mais na sua marca e, por consequência, gerar mais vendas. Contratante um-web designer profissional ou procure uma agência de marketing digital para que eles possam criar um visual atrativo e moderno;
- Produtos/Serviços: A próxima etapa é cadastrar os produtos ou serviços que serão oferecidos na sua loja. É importante que todos os detalhes estejam bem descritos para que os usuários possam encontrar facilmente aquilo que estão procurando. Detalhes como peso e tamanho são importantes para o cálculo de frete para entrega;
- Categorização dos Produtos: Para facilitar a busca dos seus clientes, você deve categorizar por completo o seu e-commerce para pequenas empresas. Por exemplo: roupas, sapatos, acessórios, produtos alimentícios, etc. Facilite o tempo de quem está procurando, afinal um site confuso pode afastar consumidores e reduzir o seu faturamento;
- Formas de Pagamento: Já que falamos em facilidade, é extremamente essencial oferecer uma variedade nas formas de pagamento da sua loja virtual. Desde cartão de crédito, pix e boleto bancário até mesmo sistemas populares como PayPal, Pagseguro e Mercado Pago. Consulte as condições e coloque a disposição o maior número de possibilidades de pagamento que forem possíveis para as condições do seu empreendimento;
- Processamento das Vendas: Para processar as vendas é importante ter um gateway de pagamento seguro para garantir que todas as transações sejam criptografadas e protegidas contra fraudes. Você também precisa configurar uma conta bancária para receber os pagamentos dos seus clientes.
- Logística: Por fim, é necessário pensar na logística do seu e-commerce para pequenas empresas. Você pode contratar um serviço de entrega ou organizar a entrega dos produtos por conta própria.
Sabendo estes passos, você estará pronto para lançar sua loja virtual no mercado. Tenha paciência no começo e entenda como o seu setor está atuando online. Se for possível, também faça anúncios para começar a distribuir sua marca como opção de produto ou serviço que os consumidores estão procurando.
Quais são os principais desafios do e-commerce para pequenas empresas?
Desde que o comércio eletrônico ganhou força no Brasil, muitas pequenas empresas têm buscado investir nesse tipo de venda. No entanto, para quem está começando, não é tão simples assim acertar na escolha de uma estratégia ideal para vendas.
Além disso, é preciso levar em conta que a concorrência nessa área é cada vez maior e que, para se destacar, é necessário oferecer algo diferente e atraente aos clientes. Outro ponto importante é o fato de que o e-commerce para pequenas empresas exigirem um constante reinvestimento em marketing digital para manter as vendas aquecidas.
Um diferencial que pode ser um chamativo para sua marca, é uma excelente atuação em uma das maiores reclamações: A entrega. Ela, com certeza, é um aspecto extremamente importante na satisfação do cliente. Avalie o custo-benefício de cada opção disponível e escolha a melhor para se adequar às necessidades da empresa. Acredite: Se você for eficiente na entrega, os clientes vão voltar!
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Este é o seu momento para começar!
Muitos podem duvidar sobre a importância do e-commerce para pequenas empresas, mas como foi visto anteriormente ela é uma plataforma eficiente na divulgação para novas vendas. Por isso este é o seu momento para começar!
Seguindo todas as dicas oferecidas neste artigo, temos certeza que você irá conseguir bons negócios. Tenha calma e paciência, pois se o seu empreendimento vem fazendo o acompanhamento da estratégia de vendas implementadas e os resultados oferecidos, não tem como não ser sucesso.
O melhor está por vir.. Te desejamos bons negócios e boas vendas.
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