Como Usar um Aplicativo de Mapa Conceitual

Como usar um aplicativo de mapa conceitual

Hoje nós mostraremos, a você, como usar um aplicativo de mapa conceitual. O que se mostrará um recursos muito útil, tanto na sua vida profissional, quanto na acadêmica.

Você saberá os principais conceitos por trás de forma tão completa de se representar conceitos. Por mais complexos que eles possam parecer. Especialmente, sem o mapa conceitual.

E, falando em complexidade, esse é um dos pontos positivos do aplicativo de mapa conceitual. Ele é muito simples de usar. Mesmo por quem não possui muita familiaridade com a ferramenta.

Assim, mostraremos não, apenas, como você consegue usar o aplicativo de mapa conceitual. Mas, também, tirar as principais dúvidas sobre essa ferramenta. Fique com a gente para saber mais.

Do que se trata um mapa conceitual?

Antes de mostrarmos como você pode produzir um mapa conceitual, através de um aplicativo, devemos explicar o que é um mapa conceitual. E você verá que esse conceito é muito mais simples do que parece.

Em algumas publicações, você pode, inclusive, encontrar a citação mapa de conceitos. Ela está tão certa quanto escrever mapa conceitual.

Em ambos os casos, estamos falando de uma ferramenta visual que se presta a resumir um tema, em específico. Para isso, ela relaciona, entre eles, diversos aspectos, com o uso de formas e de imagens.

Dessa forma, ele é usado, tanto em empresas, quanto em escolas, por estudantes e professores. Isso por conta de sua facilidade de uso e, também, por conta de sua versatilidade.

Um mapa conceitual é capaz de resumir um tema inteiro, em um número pequeno de imagens. Isso de forma criativa e mostrando a relação entre esses conceitos.

Como eu faço um mapa conceitual?

O primeiro passo para montar um mapa conceitual é decidir sobre o tópico que você irá abordar. O tópico deve ser incluído no centro do mapa conceitual em branco.

Para isso, você pode optar por baixar um app de mapa conceitual no seu celular ou, então, usar um site para fazer mapa conceitual. A maior parte das plataformas, no entanto, disponibiliza para essas duas modalidades.

Sendo assim, prefira um construtor de mapas que consiga trabalhar com ambas, de forma franca. Ou seja, você pode começar criando no seu computador, editar no seu celular e exibir em outra máquina, por exemplo.

Depois de você definir o tema, você pode convidar a sua equipe para montar um brainstorming, para elaborar o tema proposto. Esse pode ser feito tanto em tempo real, quanto de forma assíncrona, com cada pessoa contribuindo a seu tempo.

Essas ideias, então, são associadas ao tema. E você deve traçar linhas para visualizar as conexões entre elas.

Nessa plataforma, não se deve pensar em termos de certo ou errado. E, sim, explorar o aplicativo para montar o mapa que mais faz sentido com a sua equipe.

Assim, você deve optar por um software que seja tão flexível quanto essa tecnologia. Como o aplicativo da Miro, por exemplo.

Quanto custa criar um mapa conceitual na Miro?

Usando a plataforma que citamos, você consegue montar o seu mapa conceitual de forma gratuita. E, também, não precisa fornecer informações como cartões de crédito, por exemplo.

Só é necessário que você crie uma conta na plataforma e comece a usar. O primeiro passo, antes mesmo de inserir o tema, seria o de escolher um template, para o seu mapa conceitual, através do seletor do app.

Isso já será o suficiente para começar o seu quadro em branco online. Em seguida, basta que você comece a convidar os seus colaboradores. Essa funcionalidade, também, é gratuita. E permite a colaboração em tempo real.

Como faço para compartilhar o meu mapa conceitual com a minha equipe?

Você é livre para compartilhar o seu mapa com qualquer pessoa da sua equipe. E pode, inclusive, atribuir diferentes níveis de acesso a eles.

É possível que um integrante do time possa, apenas, visualizar o mapa. Enquanto outros podem comentar ou editá-lo, também.

É possível também, enviar o mapa conceitual exportado. Ele suporta tanto os formatos JPEG quanto PDF.

Também, existe a possibilidade de incluir o seu mapa conceitual no seu site ou blog. Isso através da inclusão dele dentro do código.

Qual é a utilidade de um mapa conceitual?

Um mapa conceitual tem possibilidades, praticamente, ilimitadas. Na verdade, a maior limitação dele será a sua criatividade. Ou, então, as suas necessidades, para aquele conceito específico.

Assim, ele é recomendado para que você represente, de maneira simples, conceitos complexos. Além de representar, de forma objetiva, as conexões entre diversos conceitos. E a hierarquia entre eles, para compartilhá-los com sua equipe.

Assim, é possível fazer uso de aplicativos como o Miro, para tornar esses conceitos mais inteligíveis por seu time. Mesmo que eles sejam difíceis, esses podem ser representados de maneira simples.

Outros conteúdos

Como remover uma conta do Instagram que adicionei no iPhone?

É preciso ter crédito para instalar o WhatsApp?

Aplicativos Gratuitos Para Decorar a Casa

 

Amanda Kall

Jornalista fascinada pela internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *