Como Funciona o Marketing Digital?
Hoje, nós falaremos sobre o que é e como funciona o Marketing Digital. Com um destaque especial para o marketing digital para o e-commerce.
E, como estamos falando de um mercado em constante mudança, explicaremos como ele se aplica no cenário de 2022. Fique com a gente para saber mais sobre esse assunto e tenha uma boa leitura.
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Quais as origens do Marketing Digital?
Nos primeiros anos da internet de massa (anos 90), as páginas eram bastante simples e ultrapassadas. E a comunicação entre empresa e cliente, ainda seguia técnicas de marketing tradicional.
O Marketing Digital começou a ser construído na década seguinte. Embora em constante mudança, o conteúdo de qualidade e personalizado é uma constante. Em uma estratégia de Marketing de Conteúdo.
Essas mudanças se fiam na própria evolução do nosso entendimento do que é internet. Desde o princípio da chamada Web 1.0 Nessa época, as páginas eram básicas, sem interação com os usuários. Apenas uma leitura e o usuário deixava a página.
O início da interação
Isso se deu em 1994, quando surgiram os primeiros banners clicáveis. E, em 1998, foi criado o Google. No século seguinte, as redes sociais e enciclopédia digitais (além dos blogs) revolucionaram a experiência digital do usuário.
Dessa maneira, os usuários deixaram de ser consumidores passivos de conteúdo e passaram a trocar experiências com as marcas. Esse era o início da chamada Web 2.0.
Nessa época, também, as grandes marcas tomaram conhecimento da importância de se gerar conteúdo para a web. A principal estratégia de branding de agora em diante.
Essa também foi a mudança do foco do outbound marketing para o inbound marketing. Ou seja, em lugar de as marcas irem até os clientes, eles é que procuravam as empresas.
Início do Marketing Digital
Com o advento de smartphones e redes móveis, o acesso à rede aumentou muito. Entre os anos de 1999 e 2014, a quantidade de pessoas conectadas passou de 280 milhões para 3 bilhões.
Esse aumento considerável obrigou muitas marcas que migraram para a internet. Assim, o Marketing Digital se mostrou muito mais vantajoso. E não, apenas, pelo seu maior alcance.
Qual a diferença entre marketing tradicional e digital?
No segmento digital, o investimento inicial é bem menor. Além disso, é possível segmentar os seus anúncios. Seja por dados demográficos ou de comportamento.
Além disso, as métricas de campanhas são muito mais precisas. E, especialmente, são possíveis em tempo real. Assim, você sabe, exatamente, o que funciona e o que precisa ser melhorado.
Assim, as empresas poderiam atingir, exatamente, quem precisavam. E descobrir, exatamente, qual foi o seu ROI (retorno sobre investimento). Isso facilitou, em muito, a conversão de clientes.
O que é Marketing Digital?
Depois dessa aula de história, já temos bagagem suficiente para definir o que é Marketing Digital. E, de forma resumida, é o marketing aplicado em um ambiente virtual.
Apesar de simples, esse conceito aproxima empresas e o público. Desde que saibam se comunicar de forma adequada, é claro.
Além disso, outro ponto-chave é a análise dos indicadores de performance (KPIs). São eles que permitem saber se a sua campanha está no rumo certo. Ou se ele precisa ser corrigido.
O que significa Marketing Digital?
Assim, em resumo, o Marketing Digital é um conjunto de técnicas usadas para atrair e converter clientes em ambiente digital. Usando a tecnologia como facilitadora.
Além disso, o marketing digital é utilizado para fortalecimento de marca e criação de presença digital. E para realizar vendas melhores.
Como é a visão do Marketing Digital para um profissional?
Em primeiro lugar, é preciso estabelecer que o profissional de Marketing Digital possui atribuições muito maiores que gerir redes sociais. Uma de suas habilidades mais necessárias, aliás, é ter conhecimento sobre vendas.
Isso pois não adianta atrair muitos seguidores e eles não cumprirem os seus objetivos. Isso se mostraria uma enorme perda de dinheiro.
Além disso, deve-se entender sobre pessoas. Visto que o contato com o cliente é muito mais frequente que no marketing tradicional. E isso, também, ajuda muito na elaboração de personas.
Por fim, o profissional precisa entender que não existe fórmula mágica. Assim, é preciso estar de olho nos indicadores, para alcançar os resultados esperados.
Tanto conhecimento só é possível com muito investimento. De tempo e de dinheiro. Assim, o investimento em Marketing Digital cresce ano a ano.
Como de fato funciona o Marketing Digital?
Precismos entender que a internet é bastante dinâmica. Assim, cada campanha recebe um feedback dos clientes em tempo real. Medindo a aceitação do produto imediatamente.
Além disso, a medição dos resultados é feita de forma muito mais precisa. E, dessa maneira, ajustar suas campanhas de forma imediata.
Além dessa velocidade, os cálculos são muito mais precisos. Como o cálculo do ROI que já mencionamos. E de muitas outras métricas interessantes.
Dessa maneira, é possível fazer cada Real investido render muito mais. Além de mudar completamente a imagem da marca, com o mínimo de esforço possível.
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