Criar seu próprio site ou tê-lo criado?

Criar seu próprio site – Um site é a chave para apresentar sua empresa com sucesso na Internet. Conquiste clientes, aumente as vendas através de uma loja online, torne uma marca conhecida – um site profissional irá ajudá-lo com isso. Mas como você consegue um site assim? Se você está apenas no início de sua jornada digital, provavelmente está se perguntando: devo construir um site sozinho? Ou devo ter minha página inicial criada? 

Mostraremos as vantagens de ambas as abordagens – e quais são as desvantagens.

Leia também:

Como funciona o marketing digital?
Como fazer a gestão de uma gráfica
Redesenho do site ou criação de um novo site?

Crie seu próprio site: como funciona?

Uma homepage própria é de grande importância para fundadores e start-ups, bem como para empresas de longa data. Mas como você faz para criar um site? A boa notícia é que você não precisa de nenhum conhecimento de programação . Em geral, você tem três opções:

  1. Crie um site com um construtor de sites
  2. Crie um site com um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) , como WordPress, Typo 3, etc.
  3. Programando o site você mesmo

Variante 1

A variante 1 é muito simples: você obtém um kit de construção no qual simplesmente seleciona os componentes desejados e reorganiza seu site usando arrastar e soltar. Como uma casa feita de blocos, com um construtor de sites você pega os blocos que mais gosta. Você não precisa saber como esses blocos foram feitos. Existem várias ofertas gratuitas na Internet. 

No entanto, os pacotes gratuitos geralmente são limitados em seus recursos. Por exemplo, você só pode criar uma página inicial simples com alguns sites, mas nenhum blog. Se você deseja se apresentar aos seus clientes na Internet do melhor lado, geralmente precisa usar ferramentas pagas. 

Por exemplo, Strato , Wix , Jimdo ligado. Além de um construtor de sites, a GR3 Web tem muito mais para lhe oferecer. Com a ferramenta de marketing você pode controlar toda a sua presença digital de forma centralizada.

Variante 2

A variante 2 parece um pouco diferente. Você também pode configurar uma página inicial simples com um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) como o WordPress. No entanto, se você deseja mais funções, como uma loja online, uma visualização móvel ou um design incomum, geralmente precisa de conhecimento técnico em HTML e CSS. Para que os clientes encontrem seu site nas primeiras posições do Google, você precisa lidar com a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) ou contratar especialistas.

Você já tem excelentes habilidades de programação? Então a variante 3 é a sua escolha. Nesse caso, você mesmo pode criar seu próprio site, completamente sem ajuda externa. Você tem toda a liberdade e pode projetar sua página inicial e sites da maneira que desejar. No entanto, esta variante não é adequada para iniciantes.

Prós: Crie seu próprio site

  • Adequado para iniciantes mesmo sem conhecimento de HTML ou CSS (exceto variante 3)
  • Criação rápida de sites
  • Fácil de usar
  • Gratuito ou barato, dependendo da oferta
  • Suporte do fornecedor
  • Provedor cuida da tecnologia e atualizações 

Contras: Crie seu próprio site

  • Possivelmente nenhum design personalizado para o site
  • Dependendo da oferta: Site acessível apenas sob subdomínio (por exemplo: www.minhapagina.jimdofree.com )
  • Dependendo da oferta: funções limitadas ou publicidade de terceiros na página inicial
  • Otimização regular necessária
  • Necessário conhecimento em Search Engine Optimization (SEO)
  • De suma importância comprar backlinks de sites de referência para ranqueamento do seu site

criar site

Você também pode entrar em contato com especialistas e ter seu site criado para você. Se você contratar uma agência ou provedor de serviços para fazer isso, especialistas cuidarão do design da web, tecnologia, conteúdo, facilidade de uso, SEO e companhia. Seu site também será otimizado para dispositivos móveis. 

Dependendo da aparência do trabalho, o provedor de serviços externo se encarrega de analisar seu grupo-alvo , adaptando o conteúdo a ele e encontrando as palavras- chave ideais para que você apareça com destaque nos resultados de pesquisa do Google.

Uma agência profissional está atualizada com as últimas mudanças no Google e mantém cada site atualizado. Isso também inclui fornecer as informações mais importantes e esclarecê-lo se você não tiver um conhecimento profundo do setor.

Se você contratou a agência além da criação do site, ela também cuidará da análise regular, otimização, hospedagem, backups e conteúdo . Se você deseja que seu site seja criado para você, você precisa entregar o controle. O provedor de serviços cuida das solicitações e alterações. Mas antes que um novo conteúdo ou um novo recurso fique online, sua aprovação é solicitada. Com esta variante, são necessários muitos acordos .

Prós: Ter um site criado

  • Especialistas com know-how sobre web design, programação, SEO e conteúdo (conteúdo)
  • Análise profissional do grupo-alvo
  • Projeto individual
  • Alta usabilidade do site
  • Suporte contínuo

Contras: Ter o site criado

  • Altos custos de criação e manutenção
  • Custos de hospedagem contínuos
  • Mais demorado até o lançamento do site
  • As alterações não podem ser implementadas por você mesmo
  • Vinculação Contratual

Conclusão: crie um site ou faça com que ele seja criado

Você pode configurar sua própria página inicial com apenas alguns cliques – e não precisa ser caro . Se você deseja criá-los você mesmo ou terceirizar para terceiros, há prós e contras para ambos. 

Se freelancers ou uma agência cuidam do seu site, você ganha um pacote completo que tem seu preço e te ajuda a chegar no topo do ranking do Google. Um construtor de sites ou CMS é fácil de usar e você pode criar seu próprio site com relativa rapidez . 

Em geral, é recomendado que start-ups, clubes, pequenas empresas e indivíduos criem um site por conta própria. Mas assim que funções mais complexas ou otimização abrangente de mecanismos de pesquisa forem necessárias, os profissionais devem se envolver. Em última análise, cada empresa deve escolher por si mesma qual caminho deve levar ao seu próprio site.

Amanda Kall
Últimos posts por Amanda Kall (exibir todos)

Amanda Kall

Olá, sou Amanda Kall, redatora especializada na criação de conteúdos para sites e blogs, com foco em qualidade e otimização SEO. Desenvolvo textos envolventes, persuasivos e informativos sobre uma ampla gama de temas, sempre visando atingir as melhores posições nas pesquisas do Google.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 19 =