Como a tecnologia e o bitcoin estão revolucionando o mundo dos investimentos

Quem acompanha o mercado financeiro sabe como a tecnologia, e as moedas digitais, como o Bitcoin, por exemplo, estão mudando e revolucionando o mundo dos investimentos.

Basta voltar um pouco no tempo, mais precisamente, vinte anos atrás, uma época em que a internet ainda dava seus primeiros passos e o mundo virtual ainda era associado a filmes de ficção científica.

Pois bem, hoje a tecnologia evoluiu muito e o mundo não só está digital como se preparando para o metaverso.

E, claro, o mercado de investimentos acompanhou todas as mudanças, das primeiras moedas virtuais criadas por startups a um mercado de câmbio de criptomoedas que não só promete ser o investimento do futuro, como ir bem mais além. 

Bitcoin e sua importância para a revolução da economia

É preciso entender que o Bitcoin é uma moeda, porém, diferente do real, do dólar ou do euro, é uma moeda virtual, cujo valor e correspondência somente existem digitalmente. Em outras palavras, é impossível “imprimir” Bitcoins ou sequer tocá-los.

Para quem tem um pouco de dificuldade de entender uma moeda digital, uma dica é  imaginar Bitcoins, Ethereum ou Shiba inu coin como se fossem milhagens de um programa de fidelidade, ou seja, assim como essas moedas, esses pontos existem dentro de um sistema, estão associados ao seu perfil e login, porém, não pode usá-los fisicamente.

Por outro lado, diferente dos pontos, as criptomoedas, como o Bitcoin, por exemplo, assim como qualquer moeda fiduciária, possui limites de “emissão”. Port exemplo, o número total de Bitcoins que podem ser criados é de 21 milhões. Não mais que isso.

Nesse sentido, para que seja criado um Bitcoin, é emprestada a capacidade de processamento de incontáveis computadores ao redor do mundo, os quais são responsáveis por realizar operações e cálculos sofisticadíssimos que, depois de um  tempo, “ganham” um Bitcoin. E quanto mais potente o computador, mais rapidamente poderá realizar cálculos e, assim, emitir mais Bitcoins.

E esse processo de emissão de Bitcoins através de processadores é chamado de “mineração”.

E, tal como acontece no mercado cambial comum, o Bitcoin possui uma cotação, a qual aponta o valor corrente do Bitcoin em relação ao dólar e cotação, essa que pode variar de acordo com a oferta e procura de Bitcoins, e outros fatores que levam investidores e ampliar suas carteiras, tal como acontece no mercado de bolsas e ações.

Por que o Bitcoin pode revolucionar a economia mundial?

O fato é que o Bitcoin é muito mais do que uma simples moeda para o segmento financeiro, e isso por ter por trás a tecnologia de blockchain, cujas possibilidades em termos de segurança e autenticação vão muito além do que jamais se viu na segurança bancária.

Essa tecnologia permite uma segurança ímpar, autenticar usuários a partir de seu próprio comportamento e transações na internet, de uma forma extremamente segura e anônima, não sendo preciso apelar para sistemas invasivos.

Ou seja, uma tecnologia inovadora que se caracteriza uma tendência e que deve se consolidar nos próximos anos. E o mais incrível é que já conseguimos notar uma forte mudança na economia devido a essas novas possibilidades. 

Por essas e outras, o mundo está passando a olhar o mercado das criptomoedas com outros olhos, a acreditar no potencial de transformação da economia impulsionada pelos ativos digitais. 

Nesse novo contexto, essa nova tecnologia proporciona um leque infinito de possibilidades, uma revolução real que promete revolucionar não só o mundo dos investimentos, mas a sociedade como um todo. 

Amanda Kall

Jornalista fascinada pela internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *